Temporada Alemanha + Brasil. 1º Programa de Rádio Edição Estúdio TV UFMG/Reitoria - Campus Pampulha/2013 - Barômetro: Ciência, café e debate.

Temporada Alemanha + Brasil. 1º Programa de Rádio Edição Estúdio TV UFMG/Reitoria - Campus Pampulha/2013 - Barômetro: Ciência, café e debate.

Apresentar o registro completo

Título: Temporada Alemanha + Brasil. 1º Programa de Rádio Edição Estúdio TV UFMG/Reitoria - Campus Pampulha/2013 - Barômetro: Ciência, café e debate.
Autor: Diretoria de Divulgação Científica - DDC; TV UFMG; Rádio UFMG Educativa; GEGNER, Martin; TAMPIERI, Guilherme; OLIVEIRA, Michelle; Banda Cromossomo Africano
Resumo: O último Barômetro de 2013, realizado nos estúdios da TV UFMG, e que teve como tema “Mobilidade Urbana”, discutiu questões ambientais e sociais à respeito do tema, quais as melhorias concretas em relação ao transporte público, se é possível uma interlocução entre Brasil e Alemanha no assunto, o papel da universidade, do governo e dos cidadãos nesse tema de mobilidade, o que está sendo realizado e o que precisa ser melhorado acerca do tema mobilidade e transportes. Para falar sobre o assunto da mobilidade urbana, contou com a presença de Martin Gegner, professor visitante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e coordenador do Centro de Informação do DAAD (Centro Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Também contou com a presença de Guilherme Tampieri, membro do Movimento Nossa BH e ativista pelo uso de bicicletas nas ruas de Belo Horizonte. Confira algumas das perguntas realizadas: 1) Qual é o papel da mobilidade na qualidade de vida da população? 2) Quais as semelhanças e diferenças nessas questões de mobilidade aqui no Brasil e na Europa? 3) O Brasil tem como característica um processo de urbanização tardia, isso foi muito prejudicial para a mobilidade urbana, temos vias de acesso que são insuficientes. Como podemos aliar novas modalidades de mobilidade com o problema da urbanização? 4) Seria o moto-táxi uma alternativa eficaz? A moto em si, é uma alternativa ou atrapalha o trânsito tanto quanto o carro? A música do último Barômetro de 2013 ficou por conta da Banda Cromossomo Africano, que mistura ritmos de rock, MPB e blues. Michelle Oliveira, vocalista da banda, é professora de musicalização no Instituto Arcanjo Gabriel.
URI: http://dspaceprod02.grude.ufmg.br/dspace/handle/RDUFMG/923
Data: 2013-12-03
- - - - -

Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
BAROMETRO 28-11.mp3 104.3Mb Unknown Visualizar/Abrir

A seguinte licença está ssociada a este Item:

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo